06 janeiro, 2006

O exemplar Visconde de Valmont




Valmont, com o seu amor provisório, complectamente irresistivel. Tão representativo do que desperta os sentidos ao sexo masculino.
Este mesmo argumento foi o que serviu o filme "Dangerous Liaisons" mas este último com muito mais impacto no público. A mim marcou-me este Valmont subtil que parece acreditar poder mudar a sua essência após uma noite de amor. Respondem-lhe que um homem quando muda é para pior. E de facto as suas paixões sempre foram curtas em tempo.
Sobre os dois filmes, acho que o "Valmont" tem a beleza da arte no seu melhor ponto. E o "Dangerous Liaisons" é apenas um filme. Que resulta por uma data de razões mas que é "carregado" na cor e no gesto, na representação e na ironía... E que provavelmente resultou para o público em geral, pelas mesmas razões pelas quais me desagradou.
Diz-se que Milos Forman nunca optava por soluções simples, os seus personagens eram mais ambigúos e isso talvez lhes tivesse dado a ideia de Seres reais.
Agrada-me. Agradou-me. Continua a encantar-me.


"Possuirei aquela mulher; arrebatá-la-ei do marido que a profana; ousarei tomá-la ao próprio Deus que ela adora. Que delícia ser alternadamente o causador e o vencedor de seus remorsos! Longe de mim a idéia de destruir os preconceitos que a assaltam. Eles aumentarão minha felicidade e minha glória. Que ela acredite na virtude, mas para sacrificá-la a meus pés; que suas faltas a amedrontem sem poder detê-la; e agitada por mil terrores, não possa esquecê-los e dominá-los senão em meus braços. Então consentirei que ela me diga: 'Adoro-te'."

3 comentários:

Anónimo disse...

Provisório é demonstrativo dos sentidos masculinos?! lol..
Será que os femininos são definitivos?
Q seja então provisório mas pode ser intenso, certo?… Interessa mais é o que sentimos enquanto dura, o resto é cinema, prosa ou poesia… Pura sedução só ao alcance de “consciências evoluídas”, como diz o Damásio… e nesta matéria, há gajas “evoluidíssimas” também.
Há keu sei! e se uma delas for minha, isso fará "aumentar a minha felicidade e minha glória" sem duvida!
:)

Anónimo disse...

Pura sedução! Só ao alcance de...
(faltava ali kk coisa:)

Bruno Monlevade disse...

Provisorio é demonstrativo dos desejos humanos, independente do sexo: Eros e Thanatos somente regem. Como diria Vinicius, "que não seja eterno, posto que é chama, mas infinito enquanto dure".
No caso de Valmont, ele era movido apenas pelo desejo de se satisfazer e vê as mulheres sendo, como diz a Marquesa de Merteuil em relação a Cécile, "apenas uma maquina de prazer, a qual deve ser obtida rapidamente, deixada logo e destruida". O que lhe movia era o desafio da conquista, como numa batalha, e o que lhe dava prazer era a dificuldade em que a sua vitima se renderia e não a vitoria em si. Pascal dizia que os caçadores não sentem prazer com a presa, mas com a caça.
Por outro lado, defendendo não somente os homens, mas os libertinos em geral, creio que não seja essa a unica forma de interpretação dos fatos. Não pretendo aqui defender Valmont, mas defender o fato de que desejos temporarios não são somente baixos como os seus, mas que podem ser bons. Acredito que na questão da caça contra a presa, não ha motivos de se opor. Da mesma forma que o que nos da medo não é o que se esconde nas sombras, mas o que não sabemos que se esconde nela, o verdadeiro erotismo talvez não esteja na outra pessoa, mas no que esta por tras dela. Não considero mais bonita aquela mulher que tem uma boca, nariz e olhos que seguem um padrão de beleza pré-definido, mas aquela que, ao observa-la, não sabemos de onde vem o que nos atrai e do constante jogo entre impulso sexual e desejo negado. Acho que que os libertinos entenderam bem uma coisa que, infelizmente, deixamos passar desapercebida: a distinção que faz Kant entre o agradável e o belo, fontes de diferentes prazeres (gerfält e vergnügt).