28 março, 2005

A maior estrela

pilares de criação de uma estrela numa região de formação


A maior estrela do universo brilha tanto como 10 milhões de sóis e é tão grande que é capáz de preencher o espaço todo entre o sol e a terra. Chama-se Pistola e fica a 25 mil anos luz de distância.
Perde massa com muita velocidade por isso está destinada a morrer numa explosão violenta chamada supernova. Formou-se entre 1 e 3 milhões de anos atrás, ao passo que o sol tem cerca de 5 bilhões de anos.
Pistola é a maior estrela.
O sol é uma estrela pequena e de brilho tambem pequeno. Quanto maior é a estrela mais depressa ela queima o seu combustivel nuclear. Existe um limite de massa para as estrelas, se for menos de 0,08 que a massa do sol ela não consegue iniciar as fusões nucleares no seu nucleo. Prevê-se que a massa limite seja próximo das 150 massas solares, a razão é porque algo impede o acrescentamento de mais matéria e porque a pressão de radiação torna-se tão intensa que faz com que a estrela se desagregue.
A Pistola é uma espécie de excepção à regra e isso pode ser porque ela é o resultado da colisão e fusão de duas estrelas de massa mais pequena.
À questão; Quão pesada pode ser uma estrela? Tambem temos que pensar nas excepções.
Engraçado como tudo existe "assombrado" por enumeras excepções.

3 comentários:

Anónimo disse...

Sempre atenta ao que se passa no universo cosmico ;). Ou é a necessidade de preencheres o que é invisível?
Tb o faço,com outras coisas, para ignorar sofrimento...

Keera disse...

o modelo de procedimento não é muito diferente do universo não cósmico. Não imaginas o que se pode perceber sobre nós, apenas a olhar para as estrelas.

Anónimo disse...

o que podemos ver?