07 maio, 2005

Cléo




Cléo de Mérode
1873-1966

Uma das grandes belezas francesas de todos os tempos. Entrou no opera School of Dance aos oito anos e começou a dançar profissionalmente aos onze. Era muito pequena e por demonstrar grandes habilidades para o ballet, aos treze foi escolhida para dançar um dos mais prestigiados ballets de Paris, o "Choryhée".
Em 1896 o rei Leopoldo II da Belgica que negociava na altura com o governo francês interesses em africa contra a Gran Bretanha e conhecido por admirar a bailarina, enviou-lhe um bouquet de rosas vermelhas. A admiração do rei espalhou-se pelas "bocas" do povo de paris. Cleo protestou ter um alegado caso mas infelizmente o rumor de ser a favorita real permaneceu ligado a ela para o resto da sua vida.
Embaraçada, saiu de Paris mas continuou a dançar em Hamburg, Berlin, St. Petersburg, Budapest, e New York. Foi a primeira mulher a dançar com um bailarino masculino no Russian Ballet.
Aos 42 voltou a Paris e só recebeu convites para dançar no Comic opera, considerado o palco reles da dança de Paris. Partiu então para Biarritz e nunca mais regressou. Morreu em 1966. Embora não se tivesse conseguido libertar dos rumores do passado Cleo de Mérode permanece hoje uma das mais belas e talentosas mulheres do mundo. Sempre associada aos postais de nús franceses do início do séc XX. E nunca posou nua.



1 comentário:

Anónimo disse...

É lindissima. possui um tipo de beleza quase helenica, não?.. Fascina-me tb a epoca do ponto de vista histórico - Belle Epoque... como representação do inicio do "moderno" em quase todas as areas artisticas.