20 junho, 2006

À medida da vista toda



Tenho a certeza que há espaços bonitos onde nos é permitido chegar. Onde se conquistou o direito de estar... E se está aos gritos só porque apeteçe.
Agora ainda não. Porque ainda pulso a um ritmo incompreensivel para ser aceite como calma. Tudo, tudo nesta pequena piscina de pranchas diárias... Subidas em vez de nós, por passos que sejam deles. E tudo, tudo muito grande. À medida da vista toda. Que a vista tem mais fome que nós.
(Foto - Gisele Bundchen)

15 junho, 2006

The second half of the eighteenth century - "the age of Johnson"

"Why, Sir, you find no man, at all intellectual, who is willing to leave London. No, Sir, when a man is tired of London, he is tired of life; for there is in London all that life can afford."
Samuel Johnson's Museum


09 junho, 2006

That rare thing




"Colin Firth remains that rare thing - an actor who’s more interesting than any of the characters he plays" 30-TV Times

Eu dizia-te que há profissões onde se perde a sensibilidade e profissões onde acontece o oposto.
Sobre os actores tenho a forte impressão que ao dar o corpo dão tambem um pouco de alma. São quem escreve as entrelinhas dos guiões. E na tentativa de personificar o melhor possivel, exploram o que lêem, estudam maneiras diferentes de viver, expressam sentimentos que não aprenderam com a própria experiência de vida.
O desafio é mostrar, subtil ou exageradamente. E da outra profissão dizia-te o contrário.
Não acredito que as nossas percepções não choquem e que não me venhas defender a grande sensibilidade de quem é profissional de saúde, eu sei que sim, mas falo do que é preciso para ser bom profissional, falo da frieza e objectividade que depois, querendo ou não, cá ficam agarradas... E até acho que não parece, a maior parte das vezes, ou não nos quer parecer, porque não adianta ver as coisas desse modo, não interessa para nada, as pessoas são muito mais do que isso. Eu sei, mas se são muito mais, tambem são isso. Foi disso que falei.
E agora passados alguns anos desde 97 (altura da frase de 30-TV Times) e com muitos e interessantes personagens representados, eu ainda acho que a frase lhe assenta como uma luva. E que é de facto raro um actor manter-se mais interessante do que os papéis que interpreta.
(foto - Colin Firth)